quinta-feira, 14 de julho de 2011

Crítica : Superbad - É Hoje

Michael Cera e Jonah Hill com atuações fantásticas,
faz uma outra excelente comédia adolescente.

Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill) são amigos inseparáveis, que estão terminando o colegial. Eles vão para faculdades diferentes e, desta forma, são obrigados a se separar. Evan é amável, esperto e normalmente aterrorizado com o que acontece à sua volta, enquanto que Seth é desbocado, frívolo e obcecado pela sexualidade. Cada um de sua forma, eles precisarão superar 
suas frustrações com as mulheres no fim desta fase de suas vidas.

Realmente difícil é definirmos o que realmente é uma comédia teen. Uns dizem ser comédias musicais com adolescentes, vide High School Musical, outros definem, como filmes de liberdades que demonstram a realidade verdadeira do que sentimos na adolescência em relação a mulher, sexo, carros, bebidas e festas, vide American Pie e O dono da festa, porém vou com a segunda opção acrescentando alguns outros pontos.

Acredito que para um diretor acertar o fato de tentar fazer uma comédia teen, é mostrando as duas visões diferentes : a dos festeiros, curtidores e a dos que são mais fechados, dando prioridade aos estudo e etc, e esse foi o maior acerto de American Pie caindo em tentação, que fez exatamente isso. Agora, se tratando de Superbad - É hoje, o fato de ter Michael Cera no elenco, já é um acerto. O filme além de Michael Cera tem o ilustre Seth Rogen e muitos outros.

O filme é realmente sensacional e muito engraçado, principalmente as cenas protagonizadas por McLovin (Christopher Mintz Plasse). O trio protagonista já é o humor do filme, Michael Cera, Christopher Plasse e o excelente Jonah Hill já exploram o humor e conseguem arrancar bons risos dos telespectadores. O legal, é a atuação do Michael Cera, que em todos os seus filmes, atua de forma excelente, porém apenas sendo ele mesmo, pois percebemos que na maioria de seus filmes, Cera tem praticamente as mesmas características, exceto em Ano Um, e isso já é muito legal e muito interessante.

É um filme muito sincero e real, bem de acordo com a vida dos adolescentes, relatando os medos, decepção. frustrações e principalmente a visão dos garotos. É um filme altamente autobiográfico e nostálgico, tá na cara que o diretor, autor e/ou produtor contaram um pouco a sua história no filme. E eu me identifico muito com a trama. A razão da "polêmica" está numa comparação que faço aos filmes de John huges, como, por exemplo,o endeusado "Curtindo a vida adoidado", quero dizer que gosto muito do filme do Ferris Bueller, mas acho Superbad um filme bem melhor, mais sincero, mais crível. Ferris Bueller não existe, ele nunca daria certo na vida real, e gosto de filmes adolescentes que tentem mostrar mais a realidade.

Estou cansado de aberrações como "Despedida de Solteiro em Las Vegas" ou séries como "barrados no baile". O estranho é que John Huges, diretor de "Curtindo a vida..." é conhecido como um construtor de personagens sinceros, o que eu, com toda licença, discordo, pois os personagens de "curtindo a vida adoidado", principalmente ferris, só existem no doce mundo do cinema. Seth, de Superbad, existe e muitos vemos por ai.Evan, também. E o Mclovin, que parece ser a grande piada do filme, é tão real quanto qualquer um de nós. Até os policiais, politicamente incorretos e com um 'que" de corrupção não ficam a dever nada a realidade,pelo contrário é um espelho dela.

O filme foi sucesso de público e crítica nos EUA, mas, no Brasil, não...Muitos alegam que o filme tem uma história americana demais, que, de fato, é verdade, pois todo o processo de transição de colégio pra faculdade nos EUA é um tanto diferente do que ocorre no Brasil, com alunos deixando suas cidades e indo morar em apartamentos universitários, o que não necessariamente ocorre por aqui. Mas, a essencia do filme não está ai e o jeito realista misturado com altas doses de humor  e drama em que a história é contada, dá um tom bem suave e honesto a mesma(até por ser , digamos, "baseado em fatos reais",em experiências dos ralizadores). É um filme com grandes momentos, ótimas atuações e um final que simboliza o que a vida nos revela depois do colégio: a separação e a saudade. Genial !

Em relação ao excelente filme Curtindo a Vida Adoidado, também é um mega filme, uma ótima super produção e excelente, porém se cobrados realidade e visão adolescentes e seus sentimentos e etc, Superbad consegue ser um pouco melhor, pela sinceridade, pelas atuações (destaque ao trio protagonista e Seth Rogen, Bil Hadder) e pela estória que o filme desenvolve. 

                                                                                 Nota 10                                                                   

Informações sobre o filme : 
Título : Superbad (2007)
Direção : Greg Mottola
Elenco : Jonah Hill, Michael Cera, Christopher Plasse, Seth Rogen
Gênero : Comédia
Duração : 114 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário