sexta-feira, 15 de julho de 2011

Crítica : Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 em 3D

Saga Harry Potter tem desfecho surpreendente, e atuações
que nos fazem rir, chorar, e é o melhor filme do ano.

Harry Potter (Daniel Radcliffe) e seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é encontrá-las e, em seguida, destruí-las, de forma a eliminar lorde Voldemort (Ralph Fiennes) de uma vez por todas. Com a ajuda do duende Grampo (Warwick Davis), eles entram no banco Gringotes de forma a invadir o cofre de Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter). De lá retornam ao castelo de Hogwarts, onde precisam encontrar mais uma horcrux. Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo.

Segurar milhares de fãs durante 10 anos é algo muito difícil como disse meu amigo Fernando, e nisso todos os produtores, diretores e até mesmo os atores da saga Harry Potter conseguiram, e ainda fizeram um desfecho surpreendente, fazendo a saga terminar em grande estilo. Depois de excelentes filmes já feitos da saga Harry Potter, as discordâncias e as diferenças que há entre o livro e o filme, não incomoda, porém atrapalha um pouco a compreensão do filme, para quem não leu os livros, mas nada que venha prejudicar a saga. Nesses longos 10 anos fomos acompanhando o crescimento do trio protagonista e o desenvolvimento de suas atuações, que desde do primeiro já era excelente.

O fato de dividir o último filme em 2 partes, acho que também foi um grande acerto de David Yates e de toda produção do filme. Eu, sinceramento tenho que agradecer a todos que fizeram de um sonho, a realidade, a realidade no mundo do harry potter. Até mesmo ao excelente Richard Harris (Harry Potter 1 e 2), atuando como Dumbledore, que deus o guarde, que acabou falecendo antes de continuar com suas atuações nos outros filmes da saga, sendo substituído pelo também maravilhoso Michael Gambon. Em relação ao filme Relíquias da Morte - Parte II, eu achei excelente.

Foi uma continuação muito exata, condizente e de acordo com o que foi passado no primeiro filme, uma história surpreendente e as atuações que pra mim já valem o ingresso. A começar, pelo excelente Alan Rickan (Severo Snape) que conseguiu expressar e demonstrar todas as mais sinceras emoções que são postadas no filme, todas foram interpretadas exatamente como mencionadas no livro, e seu lado super protetor e toda a verdadeira história que passava por aquele severo professor chegam até a emocionar, é um final surpreendente e muito emocionante, o do professor Severo Snape, e Alan Rickman deu um show de interpretação.

Outra excelente atuação foi a do próprio Ralph Fiennes (Lord Voldemort), demonstrando ser um ser ruim, sem piedade de matar alguém ou até mesmo sem emoções, e isso é muito bem interpretado pelo ótimo Ralph Fiennes. Rupert Grint, Mathews Levis protagonizam as cenas mais engraçadas do filme, o que é legal, pois dentro de toda aquela ação e tudo o mais eles conseguem ainda atuarem de forma engraçada, nos fazendo rir e chorar ao mesmo tempo. Até mesmo as cenas de romance, protagonizado a maioria pelo trio adolescente emocionam e depois de todo esse tempo, a demonstração da verdadeira paixão é realmente bem demonstrada, principalmente por Emma Watson e Rupert Grint. A excelente Maggie Smith, sensacional, de secundária nos outros filmes, adentra como a maioria dos outros personagens aos protagonistas e garante boas cenas.

A excelente Professora McGonagall (Maggie Smith) e Severo Snape (Alan Rickman) quando juntos em confronto roubam a cena e protagonizam uma das melhores cenas do filme, onde a professora McGonagall tira Harry e assume o comando para uma luta contra o Professor Snape. Até mesmo a personagem Professora McGonagall protagoniza alguns momentos de riso. Os outros professores, com o aspecto facial demonstrando medo e tentando proteger a escola, também são sensacionais, destaque para Jim Broadbent e Warwick Davis como o Professor Slughorn e o Professor Flitwick.  Em relação ao trio protagonista, também sensacionais, Daniel Radcliffe e suas emoções e sua coragem ao tentar salvar o mundo bruxo acerta em cheio e tem boa atuação, assim como todos seus outros amigos.

Sinceramente, no final, nos últimos 30 minutos de filme, tem que ser forte. O filme parte para o lado emocional de tudo e os fatos decorrentes, emocionam e faz o público não se aguentar e cair no choro. Assim como eu, chorando, ouvia-se muitos outros na sala onde fui, aos prantos se acabando de chorar. A luta entre Belatriz Lestrange (Helena Bohan Carter) e Molly Weasley (Julia Walters) é a luta mais engraçada e talvez mais esperada do filme, principalmente pelo olhar de satisfação feito por Molly Weasley após o término da luta. A família Malfoy (na minha opinião, os mais espertos do filme), quando vistos salvos (Narcisa, Lucio e Draco) simplesmente seguem seu caminho, sem se envolverem na luta, e só voltam 19 anos depois, apenas Draco. Realmente uma demonstração de covardia.

A satisfação de muitos na sala, também é muito legal. Na maioria das cenas (romance e até mesmo humor) muitos aplaudiam, e demonstravam tamanho prazer e positividade em relação ao filme e o que era passado. Acho que diferente de Relíquias Parte 1, o diretor David Yates, nessa continuação conseguiu e deu mais ênfase as cenas que foram mais importantes (como a morte do irmão do Rony) e até mesmo outras cenas. Porém, o que alguns reclamaram, porém não achei incômodo foi o fato do filme passar despercebido não dar muito importância para a morte, por exemplo de Belatriz Lestrange e muitos outros que foram morrendo durante a guerra, eu achei bacana, pois o diretor conseguiu dar maior importância, aquilo que realmente era importante, a morte daqueles que morreram lutando para salvar o mundo bruxo.

Em relação, a opção 3D, eu achei bacana, pois essa opção não foi disponível nos outros filmes da saga, é como se fosse um extra, por ser o término de uma saga que durou 10 anos. É realmente boa a qualidade do 3D do filme, dando bastante para parecer que estamos no mundo bruxo e participamos da história, o 3D é realmente muito bom, principalmente no ínicio a parte que os Comensais da Morte rondam Hogwarts, pois dá a impressão de que estamos sobrevoando com eles. A cena que reúne Thiago e Lílian Potter, Sirius Black, Remo Lupim e Ninfadora Tonks foi realmente emocionante e a partir daí o filme vira totalmente mais emocionante ainda. Robbie Coltrane também nas poucas cenas que atuou, como Rúbeo Hagrid também consegue expressar verdadeiro e real sentimento.

Michael Gambon sensacional, apesar de aparecer poucas vezes consegue também transmitir o que era necessário e seguir seu destino. Na minha opinião, não só o David Yates merece o crédito, mas todos que tornaram isso possível como já disse, os diretores que dirigiram os primeiros filmes também cooperaram bastante para o filme ser excelente como é. O que também me emocionou foi lembrar a excelente McGonagall (Maggie Smith) dizendo no início do primeiro filme da saga, em 2001 "Um dia todos do mundo vão conhecer e saber a verdadeira história de Harry Potter", o que é intrigante, pois hoje em dia todos, até mesmo quem não acompanha já ouviu falar em Harry Potter. Os produtores foram totalmente muito despretensiosos e acabaram descobrindo que um dia HP seria o que é hoje. O maior investimento da Warner Brows, o mais lucrativo, o mais esperado, e realmente longos 10 anos de pura magia excelente. Com um elenco que persistiu desde o primeiro filme da saga.

Até o presente momento, temos como o mais lucrativo da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, sendo o oitavo filme mais lucrativo em todo o mundo. Pode haver, que tenhamos uma mudança depois desse excelente filme, que fecha a saga Harry Potter. 

Acho que um filme não demonstra ser um final, mas um recomeço. Sem dúvidas, vale o ingresso, e não tenho medo em dizer, que felizmente esse filme, é o melhor filme do ano. E vou ser sincero, se não receber indicações ao oscar e não vencer, será algo muito injusto, pois o filme é totalmente digno de Oscar, na verdade digno de levar a estatueta para casa. Realmente obrigado ao David Yates, todo o elenco (desde o primeiro filme) e todos os diretores que tiveram o prazer de dirigirem esse filme (Chris Columbos, Alfonso Cuáron, Mike Newell e David Yates (que dirigiu os 4 últimos filmes). A destruição do Gringotes, e a fuga com o dragão também são cenas sensacionais, e essa lembra a fuga de Sirius com o hipogrifo em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

Acho excelente, porém muito difícil transformar várias páginas de livro para o cinema, mas todos os diretores de Harry Potter conseguiram, e parabéns a J.K. Rownling que criou tudo isso e deu origem a toda essa história. O filme, Relíquias Parte 2, é sem dúvidas o melhor filme da saga e vale o ingresso, principalmente em 3D, pois agrada bastante. Os efeitos, principalmente as maquiagens e tudo o mais que é feito para os personagens Voldemort e até mesmo para os doendes de Gringotes, são muito bem feitas, e todas os detalhes foram cuidadosamente selecionados e o filme é sensacional. Também a ousadia de Harry Potter de querer terminar tudo isso da forma que começou, junto a voldemort também é uma cena sensacional, os 2 pulando da torre de astronomia ainda lutando, ambos se batendo. Uma cena sensacional ...

Infelizmente, acabou. Mas acabou de forma digna e com um desfecho sensacional !

                                                                                  Nota 10                                                                   

Informações sobre o filme : 
Título : Harry Potter and the Deathly Hallows : Part 2 
Direção : David Yates 
Duração : 130 min 
Elenco : Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Alan Rickman 
Gênero : Aventura

Um comentário:

  1. É isso ai Gabriel... muito massa mesmo a critica, sempre que precisar pode divulgar la no blog ligo não. Compartilhando as criticas sempre. Só mude as cores por favor, que nem falei no msn. http://temumcoelhonocinema.blogspot.com/2011/07/harry-potter-e-as-reliquias-da-morte.html?showComment=1310761363704#c4401502484336202124

    ResponderExcluir