quinta-feira, 14 de julho de 2011

Crítica : Cilada.com

Comédia-Clichê diverte, promete sequência
e sem dúvidas é uma das melhores comédia do ano.

Bruno (Bruno Mazzeo) foi flagrado traindo sua namorada (Fernanda Paes Leme) durante uma festa de casamento e levou um pé na bunda. Por vingança, ela publicou na internet um vídeo seu transando com ele, que pagou o maior mico por causa de uma ejaculação precoce. As imagens viram um sucesso e Bruno uma celebridade, só que da pior forma possível. Agora, sua única saída é tentar provar para todo mundo que é bom de cama. Ele passa a recorrer a antigas namoradas, no intuito de registrar declarações delas em vídeo, ao mesmo tempo em que tenta encontrar novas parceiras. Paralelamente, Bruno tenta conseguir o perdão de Fernanda. 

Quando disse "comédia clichê diverte, promete sequência e sem dúvidas é uma das melhores comédias do ano", digo, que o filme é bom, apenas dentro ou acima do que costumamos ver nas comédias nacionais. Por ser um filme nacional, o filme é muito bom, até mesmo excelente. Engraçado como O auto da Compadecido e Lisbela e o Prisioneiro, o filme aposta em assuntos recentes e tecnologia e sem dúvidas acerta em cheio. Não me arrisco a dizer, que o filme é a melhor comédia do ano, pois ainda temos, Professora sem Classe, e outras comédias semelhantes a essa, por serem nacionais, como Não se Preocupe nada vai dar certo, Família Vende Tudo e o Homem do Futuro, mas me arrisco a dizer que muitos estão apostando todos seus pontinhos no filme O homem do futuro.

Muitos críticos costumam dizer que somos preconceituosos com o cinema nacional, mas é realmente a verdade, pois se há investimento tem de ser algo que venha a valer a pena. Se comparar as excelente comédias de fora com as nacionais, percebemos o motivo do preconceito. Os filmes internacionais abordam temas que o desenvolvem de forma sensacional, e não precisam da apelação para fazer a graça, já o filme nacional usa a apelação como o ponto forte para fazer rir, e ao tentar fazer isso, muitos erram e fazem um filme ruim, em cilada.com o uso adequado das apelações é o ponto forte.

Muitos irão me criticar por elogiar uma comédia clichê, porém não é a primeira comédia clichê decente já feita, há muitas outras, como O pequenino e As Branquelas, ambos com clichê em excesso, são excelentes comédias. O Bruno Mazzeo tem seu momento em seu filme, pois faz o roteiro e atua no filme, mas quem rouba a cena são os atores coadjvantes (Sérgio Lorozza e Luís Miranda) ambos nas poucas vezes que aparecem arrancam riso contínuos. A empregada representada por Karla Karenina também é muito engraçada, e também é sensacional, assim como Dani Calabresa e todo o elenco. Acho que a vulgaridade e o excesso de apelação proposital traz ao filme um"tempero especial", uma tentativa comum de tentar trazer o humor, porém diferente das que tentaram, cilada.com alcançou o objetivo (fazer rir).

A direção do filme está de parabéns, principalmente o Mazzeo que além de cuidar do roteiro atuou no filme, o elenco, a direção fotográfica e todo o conjunto que colaborou para que uma série televisiva fosse ao cinema sem parecer mais episódio da série, e obteve sucesso nisso. O filme em seus créditos finais promete sequência dizendo "Em breve mais ciladas", então iremos aguardar de braços abertos, outro filme como esse, para arrancar muitos risos e tirar essa imagem negativa que o cinema nacional tem, dando outra visão ao público. Sensacional o filme, e vale a pena ser Pconferido   no cinema.  A junção de vingança pela internet e os vídeos que as vezes entram na rede sem o consenso dos participantes do vídeo e tudo o que isso provoca é realmente bem retratado.

No filme, o uso de palavrões, mesmo sendo propositais, são compreensíveis, pois ocorrem de acordo com a cena e isso demonstra maior realismo as situações e interpretação aos verdadeiros sentimentos expressos pelos perssonagens. Sem dúvida vale o ingresso. Eu saí do cinema muito satisfeito e chorando, de tanto que eu ri. Sensacional !

                                                                                  Nota 8                                                                 

Informações sobre o filme : 
Título do filme : Cilada.com (2011) 
Direção : José Alvarenga Jr. 
Elenco : Bruno Mazzeo, Fernanda Paes Leme, Sérgio Lorozza, Augusta Madeira 
Duração : 95 min 
Gênero : Comédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário