sábado, 21 de janeiro de 2012

Crítica : O Zelador Animal

Um filme simples e totalmente Divertido !! 

Griffin Keyes (Kevin James) trabalhava feliz como zelador de um jardim zoológico. Para ele, nada era mais normal do que conviver com leões, elefantes, girafas, ursos e gorilas. Sua história começa a mudar quando leva um fora de sua namorada Stephanie (Leslie Bibb) por ela não se conformar com a falta de ambição dele. Certos de que o boa praça deveria ter uma segunda chance com as mulheres, a bicharada resolve dar uma de conselheiros amorosos e começam a "falar" com ele, quebrando o código de silêncio que existia. Após o susto inicial, ele começa a adotar algumas dicas animais e o resultado acaba sendo positivo. A única coisa que eles não contavam era que a megera iria afastar o grande amigo do zoológico para dar vazão ao seu mundo de futlidades e falsidades. É quando chega a hora de Griffin acordar e descobrir o verdadeiro sentido das palavras amor e amizade. 

É muito arriscado usar fórmulas que já foram usadas, e acertar... Por mais confusa que seja essa frase, vou explica-la com um exemplo. Usar animais, com pessoas e tentar criar um relacionamento e passar um realismo sob tudo isso já foi usado em diversos filmes, e a maioria foram um fracasso, principalmente o péssimo "Deu a Louca nos Bichos" e o mediano "Uma Noite no Museu". Ambos os filmes, usam a mesma fórmula, e O Zelador Animal, arrisca no mesmo projeto. Saber criar um laço, mas de forma correta num assunto tão fictício é muito complicado, mas quando se tem bom elenco, boas atuações e uma direção, que tenta fazer um projeto já utilizado de maneira diferente, é mais fácil fazer um filme um pouco mais decente. 

Pelo que percebi se fosse qualquer outro protagonista, que não, Kevin James, o filme ficaria sem graça, porque ele era necessário para o filme ter sentido ou para ser pelo menos um filme aceitável. Não que O Zelador Animal, chega a ser excelente, mas é mais do que aceitável. Como já disse, a história é bem fraca, porém bem utilizada pela direção, que tenta criar um humor irreverente em algumas cenas, e esse humor é muito bacana, pois mesmo sendo um pouco estratégico, e sem propósito, me fez rir demais. O problema do filme, é que ele é muito longo, para pouco assunto a ser desenrolado, e em alguns momentos o filme deixa em aberto se puxa mais o lado fícticio ou o realismo. 

O elenco (de empréstimo de voz), agrada bastante, principalmente, pelas vozes serem condizentes aos animais e isso dá um humor, um realismo fícticio, mais preciso, mais admirável. O filme também é muito bem dirigido, pelo excelente Frank Coraci (exatamente, aquele que dirigiu o filme Click, de Adam Sandler). E obviamente se tem Coraci, tem Sandler, também que dessa vez atua na direção de arte, e emprestando a voz, para o personagem do macaco, no filme, e até com um papel imperceptível, atuando apenas pela voz, Sandler, consegue agradar. 

O elenco é bem fraco, mas Kevin James já garante os risos necessários (não muitos), mas a diversão fica por conta do Gorila, que me fez rir na maioria das cenas em que apareceu. Sinceramente, quando li a Sinopse não queria nem chegar perto do filme, mas me surpreendi, e achei muito bacana, repito, nada extraordinário, mas um bom divertimento. Mas os erros, não foram poucos, como os clichês em excesso. O que incomoda, é a visão simples do Zoológico, uma concessionária extremamente luxuosa, e a mesmice dos animais falantes, servindo de Conselheiro amoroso de uma pessoa. 

Mas o que mais me incomodou no filme, foi o romance que o filme abordava envolta de toda comédia. Esse romance descarado e fajuta me incomodou o filme todo, pois todos coadjuvantes que participaram dessas cenas de romance, foram extremamente mal utilizados, porém nada que comprometesse EXTREMAMENTE o filme. 

Enfim, é um filme bem bacana, que agrada nas cenas de humor, e também acerta em cheio na junção entre realismo e o surrealismo, mas tem como pontos negativos : os coadjuvantes, a mesmice do roteiro (por mais que tenha modificado algumas coisas), os clichês em excesso em algumas cenas e etc... Mas, por mais que tenha muitos erros, o filme faz rir e agrada bastante, principalmente pela animação contagiante do protagonista Kevin James. Não achei um filme totalmente infantil como disseram por aí, pois agrada todo tipo de público, eu fiquei bem satisfeito, mas poderia ser muito melhor. 

                                                                              Nota 7                                                                          

Informações Sobre o Filme : 
Título : Zookeeper (2011) 
Gênero : Comédia 
Elenco : Kevin James, Rosario Dawson, Nick Nolte, Leslie Bibb 
Duração : 104 min 
Direção : Frank Coraci

Nenhum comentário:

Postar um comentário