sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crítica : Meia Noite em Paris

Woody Allen encontra enfim, um Protagonista ideal
para suas Hitórias : Owen Wilson.

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Antes de fazer essa crítica, decidi dar uma relembrada nos antigos trabalho do excelente Woody Allen, e também conversei bastante sobre seu trabalho com alguns conhecidos. E pudemos entrar em um conceito sobre o trabalho desse excelente diretor : Ele faz bons filmes, porém todos muito confusos. E isso é verdade !! Assistindo Meia Noite em Paris, tive a certeza e confirmação do que havíamos suposto. Assim, como todos os seus outros filmes, confusos, e sem explicação de existir, de Woody Allen, Meia Noite em Paris, nos possibilita supor também que depois desse filme, Woody Allen irá conseguir ser mais direto, mas previsível em seus filmes, com a ajuda de Owen Wilson.

Sei, que o segundo parágrafo da minha resenha, ficou um tanto, quanto confuso, mas posso ir além de tudo isso. Owen Wilson no meio de toda confusão, mistura de temas, e etc, que podemos denominar como "mundo Allen", consegue sobreviver sem decair em sua atuação no meio de tudo isso. Diferente dos outros confusos filmes de Woody Allen, Meia Noite em Paris, se difere em muitos fatores. A iniciar pela excelente escolha do roteiro, ao elenco (que podemos denominar essencial para filmes do Woody). O filme aborda Paris, França, e todas suas belezas, desde a antiguidade, á modernidade e tudo isso da forma mais sensacional possível, principalmente pela sensacional atuação de Owen Wilson.

O cenário, as ruas, a noite, as Obras e todos os outros perfeitos assuntos que Paris nos proporciona é demonstrando sensacionalmente pelo filme. Owen Wilson, no meio de todos esses temas desmitificado por Woody Allen, consegue ligar todos, a algo único : Paris, e o amor á essa cidade. Confesso que li e reli a sinopse e continuei confuso, pois lendo a Sinopse o filme parece mais um romance bobo, diferendo, por passar em Paris. É perceptível, repito novamente, que ninguém melhor que Owen Wilson caberia a esse papel, pois a mesmice que ele apresenta em todos os filmes, nesse é muito bem aceita, e o seu humor irreverente, sarcástico, escrachado, nesse filme coube de forma sensacionalmente perfeita. É perceptível, que ele se diverte em seu papel, ou acompanha o personagem de forma brilhante, como deveria ser.

Eu sinceramente, não denominaria Meia Noite em Paris, como uma Comédia Romântica, primeiro, por não precisar ter comédia para alegrar o público, pois eu não vi nenhum momento "engraçado" e mesmo assim fiquei feliz da vida com o longa, e, segundo por ter um romance que fica secundário, um pouco obscuro, ficando em segundo plano, pelas imagens, belezas, cenografia perfeita de Paris e suas maravilhas tomar conta de quase todo filme, e nada melhor, que esse filme, para mostrar tudo, sem medo de ser feliz. O melhor de tudo, são as menções a antiguidade, tanto, nas obras de arte (Picasso, Monnet e outros), como é perceptível, pela presença de carros de época, e atitudes que também hoje em dia não são tão constantes.

Sinceramente, é um filme sensacional, lindo de se ver, para quem quer conhecer mais Paris, tanto por coincidência ou por algum interesse. Ou também indico para aqueles que gostam de menções a antiguidade, tanto por fatos antigos, carros antigos e etc. É uma obra prima, e uma viagem por Paris em um filme totalmente repleto de maravilhosas atuações, que ficam por conta, principalmente de Owen Wilson e Rachel McAdams e por tudo o resto do elenco que consegue acompanhar bem esses protagonistas, e também pelo maravilhoso roteiro, e a história que encaixa perfeitamente ao local onde é se passado o filme. Assistindo esse filme, tive a certeza, que Paris é realmente, a cidade da Luz.

Nota 10

Informações Sobre o Filme :
Título : Midnight in Paris (2011)
Gênero : Comédia Romântica
Elenco : Rachel McAdams, Owen Wilson, Kurt Fuller, Mimi Kennedy
Direção : Woody Allen
Duração : 100 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário