domingo, 22 de janeiro de 2012

Crítica : Alvin e os Esquilos 3

Muito Superior aos dois primeiros, sequência
aposta em variações de gêneros e consegue agradar... 

Os irmãos Alvin, Simon e Theodore partem em uma viagem de cruzeiro juntamente com Dave (Jason Lee) e as esquiletes, formadas por Eleanor, Jeanette e Brittany. Durante a viagem Alvin quer se divertir, enquanto que Dave tenta ter algum controle sobre os esquilos. Numa de suas brincadeiras Alvin acaba em uma asa delta, que o leva, juntamente com os irmãos e as esquiletes, para uma ilha. Dave parte atrás deles usando outra asa delta e acaba carregando consigo Ian (David Cross), o ex-empresário dos esquilos que agora trabalha vestindo a roupa de um pelicano, para entreter os passageiros do cruzeiro. 

Eu sinceramente como cinéfilo, não sou muito fã de sequências, pois fica algo totalmente chato, o filme fica em um balanceamento sem fim. O filme progride, e depois regride, e assim vai indo, e isso é absurdo. Concordamos, que o correto é sempre haver progressões, mas não é o que acontece em Alvin e os Esquilos. O que me admira, é que há sempre história a relatar, que são extremamente bem elaboradas, e muito bem expressadas, o que não significa muito. O primeiro filme, que revelou tão sucesso, foi bom, o segundo já regrediu um pouco, e aumentou a história de forma desnecessária e agora o terceiro, agrada, com uma aventura. 

O que é bacana no filme, é a variações de gêneros, ou seja, o filme passa por todos os gêneros, o relatando de forma correta, e sabendo criar um desfecho adequado para cada gênero. O filme em si, é uma animação, que passa por aventura, drama e é rodeado pela comédia, e também há pequenas pitadas de romance muito bem elaborada, e bem condizente a faixa etária dos telespectadores do filme. Confesso que de todos os gêneros que o filme aborda, eu fico com a comédia e com a aventura que já garantem um desenrolar extremamente aceitável ao filme. 

Os Esquilos continuam com as mesmas características, e o ator Jason Lee, enfim, progrediu com sua atuação, que agora passa a ser aceitável. O que me deixou extremamente feliz, foi que o filme soube passar por tudo que era necessário, para decretar um final feliz, que foi condizente, extremamente condizente a história toda. As paisagens que o filme passa e transmite, são extremamente agradáveis e induz o telespectador a se interessar, se envolver, estar junto, próximo ao personagem e tornar tudo aquilo mais real. 

Eu não sei se só eu, ri descompromissadamente, e continuamente em algumas cenas... mas creio que a sala toda, pois estava lotada, mas preciso ressaltar que participei de uma sessão muito agradável, e organizada, com poltronas demarcadas e pessoas extremamente civilizadas, que também demonstraram essa interação, essa participação para com o filme, principalmente o público infantil, entre perguntas e preocupações brandavam com seus pais, se envolviam, que aumentava mais a vontade de passar por mais aventuras. Ahhh, e obviamente, não podíamos esquecer das músicas cantadas pelos esquilos ao longo do filme, músicas extremamente condizentes as situações passadas e também bem escolhidas para o filme. 

E para valer ainda mais o ingresso, o trabalho em equipe demonstrado ao longo do filme, a retratação do tema "maturidade" que gera bastante repercussão do filme, podem se passar como lições de vida para o público infantil, e também, não podemos esquecer da junção do realismo com o lado iverossímil da história, que repercute em algo esplendoroso, com alguns errinhos, que não comprometem o filme. Enfim, é um filme excelente, gostoso de assistir, por fazer rir, se aventurar e também sair satisfeito. Eu mais que recomendo o filme, por ser superior aos dois primeiros, apostar em algo novo, em um roteiro mais simplório e obter sucesso sob tudo isso. Excelente !! 

OBS : Só não darei a nota máxima, pela péssima atuação de Jenny Slate, que tem um papel um pouco mal explicado, e além disso, atua de forma simples, comum, tanto é, que a cada cena em que aparece tem uma postura diferente, e não atua de forma condizente a sua personagem, mas muito distante do que podíamos esperar. Mas, em compensação, a volta de David Cross, nesse filme, agradou bastante, pois seu humor sarcástico e irônico já garante bons risos. Eu, sinceramente adorei o filme, mas acho desnecessário outra sequência, pois o filme pode se perder, e regredir... e não precisaríamos disso, se poderiam fechar com esse filme, e fechar a série com chave de ouro, com esse excelente filme. 

                                                                            Nota 9                                                                          

Informações Sobre o Filme : 
Título : Alvin and the Chipmunks : Chip Wrecked (2012) 
Gênero : Comédia 
Elenco : Jason Lee, Matthew, Gray Gubler, Jesse McCartney 
Direção : Mike Mitchell 
Duração : 87 min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário