quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Crítica Especial da Semana : Simone

Uma Obra Prima...

Após a principal estrela de seu mais novo trabalho desistir do projeto, o produtor Viktor Taransky (Al Pacino) entra em desespero. Sem ter como deixar tudo a perder, Taransky decide criar secretamente Simone, uma atriz digital criada especialmente para o trabalho, substituindo uma de carne e osso. Mas o que Taransky não esperava era que Simone iria se tornar um sucesso mundial, sendo que todos desejam conhecê-la pessoalmente. O diretor Andrew Niccol inicialmente cogitou a possibilidade de utilizar uma atriz criada digitalmente para interpretar Simone no filme, mas foi impedido de utilizar esta possibilidade devido à impossibilidade ainda existente de que seres humanos criados digitalmente possam passar a sensação de serem reais. 

Confesso que ver Al Pacino, é algo extremamente gratificante, pois ele é sem dúvida um dos melhores atores que temos no cinema atual, e também no cinema de antigamente, onde ele era ainda mais renomado. Quando nos deparamos com bons filmes, que nos surpreendem, temos o prazer de expor, transpor nossa opinião em relação ao que vimos, e quando assisti esse filme, me surpreendi demais. Sinceramente, imaginei que o Al Pacino não se submeteria a uma simples comédia, com uma sinopse e uma história tão simples. Mas quando assisti, mudei geral a minha opinião, pois o que encontramos, vai além de uma obra prima.

Realmente, a história não deixa de ser simples, mas as boas atuações deixa o filme ainda melhor do que é. Ao retratar a obsessão de fãs e da mídia também retrata de forma sensacional. O problema do filme é ser muito previsível, e deixa a desejar quando troca descaradamente o rumo da história, dos problemas profissionais para o costumeiro drama familiar sempre presente em filmes do gênero. O ponto forte do filme, sem sombra de dúvidas é o elenco. Al Pacino, Catherine Keener e Rachel Roberts brilham em seus papeis. As emoções e todos os sentimentos expressos pelos personagens de Pacino e Rachel Roberts são extremamente convincetes e vai além do realismo.

Sinceramente, eu indico demais esse filme, além de ter maravilhosas atuações, tem também uma excelente história, e um roteiro brilhante. Apesar de alguns pequenos erros, é uma obra prima, por saber trabalhar o drama familiar (desnecessário) e a comédia discreta de forma correta, sem muitos erros. O problema foi apenas acrescentar momentos que não eram necessários, como incluir o drama familiar do término do filme. Filme muito bom !!

                                                                              Nota 10                                                                       

Informações Sobre o Filme : 
Título : Simone (2002)
Gênero : Drama 
Elenco : Al Pacino, Tony Crane, Catheryne Keener, Rachel Roberts 
Direção : Andrew Niccol 
Duração : 117 min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário