quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Crítica : A Morte e Vida de Charlie St.Cloud

Zac Efron até tenta, dando um show de atuação,
mas é bem difícil fazer um bom filme sozinho... 

Os irmãos Charlie (Zac Efron) e Sam (Charlie Tahan) formavam uma dupla e tanto, mas um trágico acidente os separou. Apesar disso, Charlie conseguiu manter contato com ele após a morte e tornou-se um cara estranho e recluso, abandonando seu futuro para trabalhar no cemitério da pequena cidade. Anos mais tarde, Charlie reencontra uma jovem da escola (Amanda Crew) e passa a sentir por ela uma forte atração. Agora, ele precisa decidir entre manter a promessa que fez ao irmão de nunca mais o abandonar, ou seguir o desejo de seu próprio coração e dar um novo rumo para a sua vida. 

Eu confesso que não ver aquele cansativo personagem de High School Musical é realmente muito agradável, mas ver Zac Efron, o eterno Troy Bolton, em um drama familiar, chega até assustar. Primeiramente por ele não ter capacidade nem mesmo de fazer um filme que tinha tudo pra dar certo, numa perca de tempo, sim, estou falando do horripilante 17 outra Vez, um dos piores filmes que já vi do Zac Efron (se bem que nem vi muitos). Incrivelmente depois de investir em sua produtora, a qual apoiou o filme, eu esperava que teríamos algo melhor, além do drama familiar, e o romance sempre constante nesse tipo de filme. 

Eu estava extremamente errado. Primeiro, porque ele consegue surpreender, e dar algum sentido, a um filme que já estava perdido, e por atuar de uma forma incrivelmente sensacional. Mas, como já disse em outros posts, não basta ter apenas bom elenco, ou bom desempenho destes, mas sim um bom roteiro, e uma boa história, o que o filme não tem, e peca muito nisso. O roteiro é breve e muitíssimo previsível, pois todos os fatos acontecem muito rápido e alguns passam despercebido sem justificativas, e sem explicação ou motivação de fazer parte do filme. É perceptível que o papel do filme era focar a relação entre os dois irmãos, e desenrolar com a vida do outro irmão após a perda. Mas depois de enfatizar isso brevemente, o resto do filme é coberto com assuntos extremamente encaixados e totalmente desproporcional ao filme. 

O Filme passa do drama familiar, para o romance costumeiro, e do romance para o drama, e fica nesse bate-volta, até acabar, com o romance costumeiro de sempre. O filme inicia outros assuntos, incrementados brevemente, e esquece de concluir os anteriores, deixando a relação familiar em xeque, e não dando muita importância ao transcorrer do filme. Outro ponto bastante incômodo é o elenco, que desagrada do começo ao fim. Charlie Tahan, o ator mirim, que atuou ao lado de Efron, é péssimo. Nas cenas dramáticas, é perceptível a emoção falsa e fictícia, e isso incomoda bastante. E como se não bastasse Amanda Crew, também péssima, com uma atuação muito ruim, chegando até a ser ridícula em algumas cenas por demonstrar ações totalmente fictícias, tentando dar um realismo, mas não conseguindo. 

No meio de tantos erros, Zac Efron, se manteve firme e impressionou. Com uma atuação fantástica, brilhantemente como protagonista de um filme, que se não fosse por ele, estaria perdido. Nas cenas dramáticas Efron se destaca, com realismo constante, em todo o filme, sem perder a compostura. O filme é bem feito, mas peca demais em alguns pontos, é um filme bom para se assistir desde que não espere nada demais, e para passar o tempo. Há algumas cenas (poucas) que o filme chega a emocionar, mas essa emoção não salva o filme. 

Eu não recomendo de forma alguma, apenas se for passar um tempo á toa, e não tiver nada melhor para fazer. A nota que darei é por consideração a excelente, indescritível atuação de Zac Efron, e pelas cenas emocionantes que quase me fizeram chorar. É um filme que não chega a ser péssimo, mas também não consegue nem chegar perto de ser bom. Então assista e tire suas conclusões...

                                                                                Nota 4                                                                      

Informações Sobre o Filme : 
Título : Charlie St. Cloud (2011) 
Gênero : Drama 
Elenco : Zac Efron, Amanda Crew, Charlie Tahan, Augustus Prew 
Duração : 99 min 
Direção : Burr Steers 

Nenhum comentário:

Postar um comentário