terça-feira, 7 de junho de 2011

Crítica : Todo mundo odeia o Chris

Série sobre a Infância do Comediante Chris Rock,  impressiona 
com Elenco, mas em alguns episódios escorrega no Roteiro.

Chris Rock, um dos mais famosos atores e comediantes da TV, conta histórias e vivências engraçadas de sua adolescência durante o fim da década de 80.A começar pela luta que teve de travar para encontrar seu espaço em um colégio de brancos que ficava a duas horas de sua casa. Como o mais velho de três irmãos, no Brooklyn, Nova York, também precisou manter os mais novos na linha e superar os testes de sua escola. Em 1982 Chris completa 13 anos e, ao entrar na adolescência, descobre que ela não é tão legal quanto imaginava ser. Em meio à responsabilidade de ter de cuidar dos irmãos mais novos, Drew e Tonya, enquanto seus pais trabalham, Chris amadurece rapidamente e percebe que já faz parte do universo adulto, mesmo sem ter idade para isso. Em Everybody Hates Chris, conforme o protagonista olha para o seu passado, aos poucos descobre o que sua família já sabia: sua personalidade excêntrica, marcante e afiada irá lhe abrir 
portas.

A série todo mundo odeia o Chris, ou Everybody Hates a Chris, para quem não sabe, é uma série onde conta a infância do comediante Chris Rock, onde mostra suas aventuras com sua família, amigos e inimigos. Com personagens (que até a época de estréia) eram desconhecidos para o público, exceto Terry Crews, Whoppi Goldberg e outros, a série é como se fosse filmes Humor Negro, onde retrata bastante o assunto racismo e tudo mais. A série é muito boa, e muito extensa e decepciona muito em alguns episódios. O que salva a série na minha opinião, é obviamente a terceira e quarta temporada, pois nas duas primeiras, mostra que o elenco principal estava meio despreparado quanto a série e tudo o mais. Retrata, o preconceito de forma hilária e divertida.

Em alguns episódios, mesmo sendo incomum, demonstra que alguns negros tem preconceito com brancos, então mesmo retratando o preconceito, a série tem em algumas cenas, um certo preconceito, que passa despercebido pelos telespectadores. Divida em 4 temporadas (infância, pré adolescência, puberdade e independência), e contendo em cada série mais ou menos de 20 a 24 episódios por temporada. O elenco é constituído por Terry Crews, Tichina Arnold, Tequan Richmond, Imani Hakin, Vincent Martella e Tyller James Willians como elenco principal. O legal da série, é que sempre encontramos participações especiais ilustres.

Em todos os episódios, sempre é citado atores e artistas da história do cinema, ou que foram importantes para adolescência do comediante. N´Sync, Whoppi Goldberg, Danny Glover, Michael Jackson e muitos outros ilustres componentes da história do cinema, da música ou generalizando, da cultura. O senso familiar, e o humor captado na maioria das cenas, faz com que a série seja importante nas tardes da semana, transmitido pela Rede Record. O incômodo é que os episódios são repetidos sempre, pois só há 4 temporadas, ao término da exibição de todas, iniciam-se tudo desde o início, e isso faz com que a série seja cansativa em alguns momentos.

Como sempre costumo dizer, para mim, a série foi extremamente importante. Pois para a superação do Bullying e do Preconceito, a série me ensinou que posso fazer e pensar que isso é só brincadeira, como a série retrata. Percebo, tendo assistindo todos os episódios, que a série humorística, não contêm nenhum momento de tristeza nem drama, tudo que ocorre, mesmo nos momentos tristes são retratados de forma irônica. O sarcasmo do elenco, e a segurança que transmitem ao atuarem e se sentirem tão a vontade com seus personagens, faz-nos, e demosntra realmente o que o diretor Chris Rock pretendia, como foi sua infância, e pelo que percebi a infância dele, foi como a de todos daquela época : Pai econômico para sustento da família, mãe rígida, responsável pela educação dos filhos e dona de casa, filhos tratados da maneira tradicional "na linha", para que não sofra punições severas. E o comediante foi muito feliz com isso, demosntra a diferença da educação de antigamente com as de hoje em dia. 

Outro ponto para a série, são o elenco principal e também os coadjuvantes e também suas participações especiais. O ator Terry Crews, de As branquelas, é o pai Julius na série, a atriz Tichina Arnold, é a mãe de Chris na série, Rocheller, o Rapper e ator Tequan Richmond interpreta Drew (um dos 7 irmãos de Chris Rock), que na verdade, é seu irmão Andrew Rock. Tonya Rock, é interpretada por Imani Hakin, que na verdade é uma versão feminina do irmão real de Chris Rock, Tony Rock . Na série apenas é interpretado 3 irmãos de Chris Rock, mas na realidade, Chris Rock tinha 7 irmãos. Das participações especiais tivemos presença de Travis T.Flory, Jacqueline Mazzarela, Ernest Lee Thomas, Kevontay Jackson, Paige Hurd, Antonio Fargas, Black Hightower, Ricky Harris, Loretta Devine, Whoppi Goldberg, Jackeé Harry, Wayne Brady, Jimmy Walker, Jim Lau, Tasia Sherel, Tony Rock (irmão de Chris Rock, interpretando Tio Ryan), Jazz Raycole, Tisha Campbell Martim (de Eu, a Patroa e as crianças), Paul Ben Victor, Kadeen Hardison, Eathquake, Aree Davis.

A série também faz ligações diretas com outras séries famosas também. Por exemplo : O episódio Todo Mundo Odeia Feriado, é inspirado na série 24 horas, e no Episódio Todo Mundo Odeia Baile, quando Chris vai para casa da sua amiga, conhecer seus pais, os produtores tentaram fazer uma homenagem ao comediante Bill Cosby. Quando Chris entra na casa da garota, ele sente como se estivesse no seriado The Cosby Show e na verdade quem interpretou Bill Cosby foi o ator Orlando Jones (o mesmo do episódio Todo Mundo odeia o Substituto, interpretando o professor Substituto de Chris). A última cena da série Everybody Hates a Chris, quando a família encontra-se em um bar, aguardando o resultado da prova, é uma sátira de outro seriado famoso, The Sopranos, ou Família Soprano no Brasil. 

Os produtores executivos da série foram : Chris Rock (77 episódios), Ali Leroi (88 episódios) e Don Reo (42 episódios). A série também nos faz reelembrar canções como Ebony and Ivory, Ebony Eyes e muitas outras canções. E nos faz relembrar de artistas da época como Paul McCartney, Stevie Wonder, Danny Glover, e muitos outros. Boa série, mas podia ser melhor, pois em alguns episódios, escorregaram no elenco.

O primeiro Episódio

                                                                                Nota 9                                                                      

Informações sobre a Série :
Título Original : Everybody Hates a Chris 
Gênero : Comédia
Elenco : Tyller James Willians, Tichina Arnold, Terry Crews
Direção : Ali Leroi, Chris Rock e Don Reo
Lançamento : 2005 a 2009
Duração de cada episódio : Aprox. 20 min

Um comentário: