segunda-feira, 13 de junho de 2011

Crítica : Sempre ao seu Lado

Drama com Richard Gere, consegue ser tocante
e muito emocionante e também uma Lição de vida.

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Antes de tudo, tenho o prazer de dizer, que esse filme é o primeiro filme dramático que criticamos aqui no Cine Manchete. É estranho, porém, não temos críticos suficientemente preparados para chorar, ficar com medo e etc. Estamos em busca. Porém, por enquanto, eu Gabrriel, sou um crítico especializado em filmes de comédia, adianto que, não é o único motivo, é que sou totalmente frágil para chorar filmes inteiros e se assustar, e porque não gosto de filmes de terror. Mas, comecei atualmente a me especializar em críticas de filmes dramáticos também. Para ser um dos primeiros Dramas a criticar, escolhi Sempre ao seu Lado, e a partir disso, iremos começar a fazer críticas de filmes dramáticos também.

O que me agradou bastante, foi a aparência de competência no trabalho dos produtores brasileiros, que enfim colocaram um nome decente no filme. O filme chegou no Brasil como Hachiko : A Dog Story (Hachiko: A história de um cachorro), porém concordo que ia ter uma bela impressão de Sessão da tarde e não sei com qual motivo, os produtores nacionais optaram por Sempre ao seu Lado, que combina mais com o gênero e o modo do filme.

Sempre ao seu Lado, tem uma história real totalmente comovente. Elenco bom, atuações fantástica, destaque para Richard Gere como protagonista. Melhor que seus concorrentes. Sem dúvida muito melhor que Marley e Eu, e outros filmes de afeto entre donos e animais. O filme é uma verdadeira lição de vida, pois demonstra que animais, assim como nós, têm sentimentos e sabem demonstrar eles, porém não sabem ir contra esses sentimentos. O problema, é a mídia e até mesmo a produção do filme, que não souberam divulgar um filme tão bom como esse.

Quando digo divulgar, digo de forma que todos conhecessem e se impressionasse pela história, mas ao contrário, o filme passou despercebido. A lealdade, o afeto, amor, carinho, respeito e saudades, são assuntos muito bem retratados pelo filme. A história de Hachiko virou lenda no Japão, tanto é que o mesmo ganhou até uma homenagem na estação de trem, com uma estátua representando-o.

Acredito, que na parte de alcançar os objetivos, o filme foi sensacional, pois alcançou sues objetivos, e fez aquilo que devia ter feito. Uma versão estadunidense de uma história real, fazendo aquilo que segundo a mídia e os fatos comprovaram ter ocorrido, porém não prestaram atenção em uma coisa. O filme se torna cansativo em alguns pontos, e demonstra ter uma duração bem extensa, o que é grave para um filme de 92 minutos, e sem falar as repetições constantes de cenas semelhantes. O tempo se passa, e chega um ponto do filme, que só mostra o cachorro na estação e vai mudando, até passar 9 anos, o que pra mim é mal retratado pelo filme, porém ocorreu. Mesmo tendo esses erros, o filme não foi tão prejudicado e até se saiu bem.


                                                                             Nota 8                                                                         

Informações sobre o filme :
Título : Hachiko : A dog Story
Direção : Lasse Hallstrom
Elenco : Richard Gere, Sarah Roemer, Joan Allen
Gênero : Drama
Duração : 92 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário