terça-feira, 24 de maio de 2011

Crítica : Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I

Filme aposta em maturidade do trio principal e consegue
de forma positiva, a junção de diferentes gêneros, sem fugir do Objetivo.

Prestes a completar 17 anos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) precisa ser transportado da casa dos seus tios, os Dursley, até um local seguro. Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) e seus comensais da morte sabem que a transferência está prestes a acontecer e aguardam sua realização para atacar. Para que ela ocorra vários amigos de Harry, como Rony Weasley (Rupert Grint), Hermione Granger (Emma Watson), Remo Lupin (David Thewlis), Hagrid (Robbie Coltrane) e "Olho-Tonto" Moody (Brendan Gleeson), tomam a Poção Polissuco e assumem a forma física de Harry. A intenção é despistar Voldemort sobre quem é o Harry verdadeiro, de forma que ele possa chegar seguro à Toca, casa dos Weasley. A missão é bem sucedida, mas logo a situação se torna ainda mais perigosa. O Ministro da Magia Rufus Scrimgeour (Bill Nighy) é morto e, em seu lugar, assume um dos asseclas de Voldemort. Harry e seus amigos passam a ser caçados impiedosamente, obrigando que ele, Rony e Hermione fujam. Precisando mudar constantemente de lugar, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as horcruxes que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas.

Acredito que criticar um filme que é uma continuação, ou criticar um filme que já vem de década é algo complicado, que somente os fãs que acompanham desde o iniciam são capazes de fazer. Nem mesmo o cinéfolo mais turrão ou o melhor é capaz de criticar, se não acompanhou o desenvolvimento do epílogo. Bom, como sou fã do epílogo acho que tenho essa capacidade. Uma missão muito díficil é o deixar de ler e o deixar de acompanhar o filme, porque depois de 10 anos, largar facilmente é algo díficil. Choramos, e achamos difícil desapegar a algo que foi nosso amigo durante 10 anos. E um dos motivos de ter 2 partes o final, não foi apenas pra lucrar mais, mas pensando no público e em seus sentimentos em relação ao término do epílogo.

Outros blogs foram muito incultos e muito tolos em afirmarem que a decisão de dividir o filme em 2 partes foi graças as "intenções mercadológicas da Warner Brows". Eu discordo, acho que foi por diversos fatores : Pensando nas lamentações do público em relação ao término do epílogo, duração que o filme teria se fosse só 1, e também o ganho de lucro.

Como qualquer empresa, a Warner Brows depois de nos garantir 10 anos de pura aventura decentemente em filmes, merece sim um lucro em relação a isso, pois eles trabalham, e não tem obrigação de agradar ninguém. O trabalho deles é produzir o filme e garantir que esse obtenha sucesso para eles obterem lucro, não são obrigados a se preocuparem com desagrado do público e nem nada, pois já foge do trabalho deles.
E, dificilmente, não impossível, a Warner Brows não conseguirá tal sucesso com outro epílogo, (como conseguiu com Harry Potter) tão rapidamente. E isso, já é um prejuízo. Mas, mesmo assim eles deverão lhe dar com essa situação, e tentarem fazer algo que renda assim como rendeu o Harry Potter, mas é algo muito díficil.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 : Uns dizem ser o melhor da saga, outros dizerem ser o que rendeu menos, em diversos fatores. Mas é o seguinte vendo o filme de diferentes visões : Se você lê o livro e assiste o filme você irá compreender o filme totalmente, pois o livro detalha muito as coisas, e tem tudo completo, já os filmes pula muitas partes e não dá para ter compreensão total daquilo que está assistindo. Então se você só vê o filme, dificilmente entenderá aquilo que está assistindo. Um claro exemplo são as presenças de Dobby. No livro, suas presenças são frequentes, não só no 2° e 7° filme, mas em quase todos os livros. Já no filme, esse só aparece  no segundo e no sétimo filme.

A indiscutível situação, é retratar o término da saga tão próximo da estréia de sua continuação. Em relação aos Relíquias Parte 1, acredito que sendo comparado com outros filmes, digamos que regrediu em alguns pontos e progrediu em outros, mas realmente não foi melhor que o 5° filme da saga. Falta mais efeitos, porém os poucos que têm, são de altíssima qualidade. O elenco, conseguiu progredir e se desenvolver desde o primeiro filme, já no sétimo, já estavam experientes e mais a vontade, o que atrapalha um pouco o desenvolvimento de todos do elenco. Também posso adiantar que a segunda parte promete ser ainda mais fraca, pois na primeira parte foi adiantado muito os assuntos, deixando pouco para o término.

Em relação a conteúdo, acho que foi um conteúdo melhor retratado, pois agora eles já estão mais maduros e vivendo suas aventurar fora dos muros superprotetores de Hogwarts. A atuação do trio protagonista evoluiu bastante, progrediu comparado a HP 1 ou 2 que ambos eram menos preparados. Para quem não leu o livro, compreender o início já é algo muito díficil. Reunião dos comensais da morte, morte da professora Caridade Burbage, implorando ao Severo e etc. A história se torna muito mais interessante e com incessante aventura, o que é realmente legal, porém temos muitos momentos de falta de compreensão, (não no meu caso, pois li o livro), e muitos outros erros que merecem ser revistos na continuação da saga.


                                                                            Nota 9                                                                       

Informações sobre o filme :
Título : Harry Potter and the Deathly Hallows - Parte I
Direção : David Yates
Elenco : Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint
Gênero : Suspense/ Drama/ Fantasia/ Aventura
Duração : 146 min


Nenhum comentário:

Postar um comentário