sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crítica : Santa Paciência

Comédia faz relação com diferenças Culturais e até
consegue agradar e arrancar alguns risos.

Mahmud Nasir (Omid Djalili) é um muçulmano que vive feliz com a família. Um dia, ao arrumar algumas caixas antigas, descobre que foi adotado quando tinha apenas duas semanas de vida. Decidido a saber quem são seus pais biológicos, ele vai à maternidade e lá descobre que vem de uma família judia. É o início de uma crise de identidade pessoal, onde os valores muçulmanos com os quais cresceu são opostos aqueles de sua família de origem. 

O primeiro filme de Josh AppignanesiSong of Songs(2006), foi aclamado pela discussão que promoveu sobre identidade e fé ao retratar a relação entre um casal de irmãos - ela uma judia ortodoxa - em Londres. Em seu segundo longa-metragem, Santa Paciência (The Infidel, 2010), o cineasta judeu aborda um tema muito mais abrangente e bem mais complexo: as relações entre muçulmanos e judeus. Aqui, porém, Appignanesi abandona a austeridade da estreia em nome da libertadora comédia, o que permite que ele caçoe de ambos os lados sem desrespeitar de verdade nenhum. 
O filme explora de maneira bem-humorada o que significa ter - e integrar - uma fé, ao mesmo tempo divertindo-se com manias e percepções dos dois lados sobre seus vizinhos. O treinamento judaico a que se submete Mahmud, auxiliado pelo vizinho judeu (Richard Schiff, deThe West Wing), é engraçadíssimo e o ponto alto do filme. Faz rir dos estereótipos étnicos com conhecimento de causa. A ânsia do muçulmano ao degustar as bolas de matzá, a reação à trilha de Um Violinista no Telhado, todo o aprendizado do gestual, dos grunhidos rabugentos e da dança, além do desenvolvimento da hipocondria e do humor judaico (não poderia faltar, claro, o Complexo de Portnoy de Philip Roth), tudo funciona em uma sequência em estilo videoclipe, favorecida pela habilidade comoshowman de Djalili, conhecido comediante anglo-iraniano que já apresentou programas de TV diversos e faz comédia stand-up
O problema é que a graça do restante de Santa Paciênciaestá ligada demais à bagagem do espectador. Toda a questão da visita do fundamentalista remete à trama de A Gaiola das Loucas e a descoberta da verdadeira etnia lembra o arco da quinta temporada de Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm, 2005), em que Larry David  descobre ser adotado e ter pais cristãos. Assim, não é fácil rir se a piada já é conhecida. 
Eu particularmente não achei o filme ruim, mas o filme vai perdendo a graça, conforme o tempo vai passando. É engraçado, tem bons momentos, e arranca bons risos, nas cenas de humor... Mas, conforme o filme vai se desenrolando, até mesmo essas cenas de humor se tornam cansativas, desvalorizando o próprio filme. Recomendo o filme, se quer rir um pouco, numa tarde fria, mas ao contrário, se pretende rir bastante e ter uma história condizente a ironia do filme fuja, que esse não é, de forma alguma o ideal. 
                                                                            Nota 6                                                                          

Informações Sobre o Filme : 
Título : The Infidel (2011) 
Gênero : Comédia 
Elenco : Omid Djalili, Yigal Naor, James Floyd, Stuart Antony 
Direção : Josh Appignanesi 
Duração : 105 min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário