sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crítica : Qual Seu Número ?

Anna Faris e Chris Evans são recheio para Comédia
Moralista funcionar e arrancar risos do Telespectador. 

Anna Faris interpreta Ally nesta comédia romântica sobre uma moça que lê um artigo numa revista, no qual alega-se que "mulheres que já tiveram 20 ou mais parceiros na sua vida têm grande chance de ficarem solteiras para sempre". Após contar os homens da sua vida, Ally começa a perder as esperanças de se casar. Prometendo a si mesma não ultrapassar a contagem atual, ela pede a ajuda a seu vizinho bonitão (Chris Evans) e torna-se obcecada por localizar seus ex-namorados para ver se ela deixou escapar ‘o cara certo’. 

Não dá para esperar muito de um filme cuja premissa começa com uma dessas abordagens "científicas" de revistas femininas, como "101 maneiras de conquistar o seu homem" ou "conheça os 13 tipos de orgasmo", assim, de partida você já pode se preparar para o que encontrará em Qual é Seu NúmeroEm pleno século 21, categorizar mulheres por conta de sua atividade sexual é um tremendo desserviço. Pior ainda: mais uma vez estabelece-se que a felicidade de alguém está absolutamente relacionada à sua habilidade de localizar e manter um homem.  É surpreendente que tamanho retrocesso tenha sido escrito por duas mulheres -Gabrielle Allan e Jennifer Crittenden - a partir do romance de uma terceira, Karyn Bosnak. É como se a Liga das Senhoras de Santana tivesse resolvido atuar no cinema. Moralismo puro. 

Felizmente, para a produção, eles contam com Anna Faris. A atriz e comediante, sempre subaproveitada por Hollywood, tem um timing de piadas impecável e faz valer cada segundo em tela - mesmo que o material que tenha à disposição tenha um subtexto execrável como este. Mas se deixarmos de lado as duvidosas lições de moral, ao menos o desenvolvimento do filme é divertido. Quando Ally decide que não precisa de mais parceiros, mas apenas rever os que já passaram ("homens melhoram com o tempo", garante), há ótimas situações e boas piadas recorrentes. Auxiliando-a está o vizinho Colin (Chris Evans, o Capitão América), um músico desempregado e dínamo sexual que sabe como localizar pessoas e tem seu próprio score de conquistas. 

Faris está impagável em algumas dessas sequências, como a cena do ex-namorado britânico. Pena que daí em diante seja tudo tão óbvio, com a redenção da piriguete a ser conquistada e um desfecho como todos os outros já realizados para o gênero. A atriz decididamente precisa de oportunidades melhores. 

Eu sinceramente curti muito a comédia, mas é muito clichê para um filme só, e além disso, é uma comédia extremamente moralista, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Mas, sem dúvidas o ponto altissímo do filme são os Protagonistas... Mas os fatos prevísiveis a que esses são submetidos nos incomoda em partes. Enfim, é uma comédia romântica extremamente engraçada, que faz rir em muitos momentos, e agrada, mas deixando a desejar com um roteiro clichê moralista. Recomendo sem dúvidas, se gosta de uma ótima comédia romântica. 

                                                                             Nota 8                                                                           

Informações Sobre o Filme : 
Título : What´s Your Number ? (2011)
Gênero : Comédia Romântica 
Elenco : Anna Faris, Chris Evans, Matin Freeman, Mike Vogel 
Direção : Mark Mylod 
Duração : 106 min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário