sábado, 18 de fevereiro de 2012

Crítica : As Aventuras de Agamenon, O Repórter

Um dos Piores Filmes, que Já vi na Vida. 

O Tio do Pavê, aquele parente que aparece sempre no Natal pra fazer a piada do "pavê ou pra comê", é um fenômeno incompreendido. Sua intervenção na festa é menosprezada, alguns riem para evitar o constrangimento, mas o que aconteceria se, servido o pavê, ninguém fizesse graça alguma? O vazio deve ser muito mais constrangedor que a piada em si.Da mesma forma, há outras situações que pedem, antes de mais nada, ao menos uma piada de reflexo, a piada sem elaboração. Quando um jogador de futebol é pego com travestis, por exemplo. Imediatamente após o fato, há um vácuo a ser preenchido, e o piadista sem sofisticação tem a obrigação de ocupá-lo. As piadas seguintes - as piadas boas - só existem porque a piada ruim veio antes para autorizar o humor sobre aquela situação. 

Por anos os membros do Casseta & Planeta têm sido os nossos Tios do Pavê porque seu humor é essencialmente o de reação. As mídias onde o grupo se deu melhor, nosjornais e na TV, favorecem esse imediatismo. No cinema, porém, a piada esperada desce com gosto de velha, e isso se sente em As Aventuras de Agamenon, o Repórtermuito mais que nos anteriores Seus Problemas AcabaramA Taça do Mundo é NossaO filme escrito pelos cassetas Hubert e Marcelo Madureira leva às telas o personagem criado para o jornal O Globo. Agamenon Mendes Pedreira é o repórter que, como um Zelig do colunismo social, sempre está presente em todo acontecimento importante da alta sociedade. No filme, Hubert interpreta Agamenon depois da Segunda Guerra e Marcelo Adnet o faz na juventude, em momentos marcantes da história mundial, da greve de fome de Gandhi à queda do Muro de Berlim. 

Como pílulas na coluna do jornal, o filme não segue uma linearidade: começa com Agamenon velho e um tiroteio (que não é retomado depois e fica sem desfecho) e vira um longo flashback, em que a vida do repórter é repassada em eventos sem ordem (o caso de Ronaldo e os travestis vem logo depois da morte de JFK). Na falta de uma trama, vale o comentário no calor dos fatos. E é justamente isso que deixa As Aventuras de Agamenoncom cara de velho - seus fatos não têm o "calor" da mídia instantânea e todas as piadas se esgotaram no Twitter minutos depois de sair uma notícia (como no caso de Ronaldo). O filme inclusive emula a estética da web - imagens photoshopadas, dublagem em cima de vídeos de arquivo - que só o desfavorece. Se Agamenon gozava de algum timing no jornal, isso se perde no cinema, onde Madureira ainda acha que chamar um proctologista de Jacinto Leite Aquino Rêgo pode render alguma coisa. 

É mal equilibrado entre o humor reativo mais popular (as gags de sexo) e essas inside jokes(como brincar com a obsessão de João Barone pela Segunda Guerra) que As Aventuras de Agamenon atira pra todo lado. Às vezes, acerta justamente pela mistura anacrônica - juntar um modismo de hoje com um evento passado, como a torcida "sou louco por ti Wojtyla" no conclave de João Paulo IIEstranho no grupo, Adnet se sai bem porque sabe ocupar melhor o espaço entre as piadas de reação e as piadas elaboradas, rindo do que vira moda. Seu melhor momento no filme, aliás, o "Funk dos Aliados", deriva dos quadros musicais que ele sempre faz na MTV e que viralizam no YouTube. Se quiserem ocupar esse nicho - que tem outra dinâmica - os Tios do Pavê precisam se reinventar. 

Eu particularmente mais que odiei o filme, achei uma das piores percas de tempo da minha vida... Espero que não errem como eu, de caírem na tentação e ver esse filme. Não tenho medo de dizer, que o filme é um dos piores que já tive o desprazer de ver, e não indico de forma alguma, pelo contrário, os imploro para que não assistam, pois ou você dormirá, ou cairá na tentação de contar as piadas idiotas do filme para alguém, e ficará com fama de idiota, como todos que fizeram o filme tem. Faça um favor a si e a sociedade humana, fuja de qualquer modo desse filme, é terrível !! 

                                                                              Nota 1                                                                         

Informações Sobre o Filme : 
Título : As Aventuras de Agamenon, o Repórter (2012) 
Elenco : Hubert, Marcelo Madureira, Marcelo Adnet, Luana Piovani 
Direção : Hubert e Marcelo Madureira 
Gênero : Comédia 
Duração : 74 min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário