sexta-feira, 16 de março de 2012

Crítica : O Pequeno Nicolau

A Prova viva, de que para se fazer um bom filme,
não é necessário escatologias e nem Vulgaridades. 

Nicolau (Maxime Godart) leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault. 

Quando vemos um filme decente, sempre queremos comparar com filmes brasileiros, para percebermos que nossa cultura realmente não presta, nem um pouco... A grande maioria, senão todos os filmes brasileiros são constituídos com a realidade e a verdadeira situação do país : drogas, crime, sexo, violência e etc, e é tão desnecessário que deixa o filme transpassar uma imagem desnecessária (mas real) do nosso país. 

Acho também que filmes nacionais não são ruins apenas pelos temas abordados, mas pela falta de criatividade dos produtores, que podiam pegar pontos fortes de seus países e fazerem um bom filme, como conseguiram fazer em Tropa de Elite, que aborda a realidade do país, com a seriedade do trabalho policial, mas com uma realidade constante a cada assunto que aborda ao longo do filme. Mas, de qualquer forma, a vulgaridade não some nunca, é sempre presente em filmes nacionais. Assistindo O Pequeno Nicolau, não esperava ver o que vi. 

Muitos filme ultimamente estão entrando em cartaz como "Filmes Infantis", mas surpreendendo a gente, como é o caso desse filme. Eu nem queria assistir o filme, pois não esperava nada, mas me deparei com mais uma grande surpresa do cinema Francês. O filme com fatos simples, história chula, e desenvolvimento mediano consegue ser surpreendente pela atuação do elenco mirim, que garante bons momentos de humor e também de aventura, o que faz o filme não ficar tão maçante, e agrada em partes. As cenas todas são bem detalhadas, e todos os detalhes mostra a França atual, da maneira que realmente é. 

É um filme gostoso de se assistir, refletir, e também curtir juntos aos personagens principais. Obviamente, não é nada de tããão especial, mas é um filme muito gostoso de assistir e que garante diversão a toda família sem restrição. Eu, sem dúvidas recomendo, pra quem quer se divertir com a família e etc, tem suas falhas, mas seus pontos positivos conduz o filme, e faz valer a pena. 

                                                                              Nota 8                                                                       

Informações Sobre o Filme : 
Título do Filme : Le Petit Nicolas (2011) 
Gênero : Comédia 
Direção : Laurent Tirard 
Elenco : Maxine Godart, Anémone, Kad Merad, Victor Carles 
Duração : 91 min

Nenhum comentário:

Postar um comentário