segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Crítica : Faroeste Caboclo

João de Santo Cristo do jeito que iamginavámos... 

João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um empregro como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder. 

O bom de obras deixadas por grandes ícones, é que um dia ela pode ser representada de forma magistral no cinema, e tratando-se disso, Renato Russo deve estar muito mais tranquilo onde quer que esteja depois desse filme. Depois de ter sua imagem ofuscada, após o terrível "Somos tão Jovens", chega aos cinemas "Faroeste Caboclo", a adaptação cinematográfica de um dos grande sucessos do Legião Urbana, onde em seus 12 minutos de duração, desenvolve a trajetória de João de Santo Cristo. Fui ao cinema cheio de expectativa quando vi esse filme, e sai extremamente emocionado, gratificado e muitissimo satisfeito. 

O diretor do filme, René Sampaio desestruturou totalmente a música de Renato Russo... Se para muitos isso foi ruim, ao meu ver veio muito bem a calhar. Sampaio inverte algumas cenas, não seguindo de forma cronológica a música, o que encaixou de forma brilhante ao filme... Além dessa mudança, Fabrício Boliveira atuou excepcionalmente encarnando de forma sensacional o protagonista do filme. Diferente de muitos filmes, o elenco de apoio também colaborou com a produção, como Isís Valverde (Maria Lúcia) e o vilão Felipe Abib (Jeremias). Algumas passagens foram acrescentadas pelo diretor, fugindo um pouco do foco da música mas calhando bem em algumas partes. 

Mais que recomendo o filme... Ao meu ver, esse foi o melhor filme do ano até agora, e acho que por mais que saibamos o fim, merecemos assistir inúmeras vezes esse longa. E pra completar a excepcional exibição, durante os créditos a música é exibida inteira, e na minha sessão por exemplo, formou-se um coro de todas as pessoas cantarem juntas e saírem apenas após o termino... Excelente, emocionante, MAGNÍFICO ! 

                                                                            Nota 10                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário