sexta-feira, 22 de abril de 2011

Crítica : Rio

Animação tenta algo arriscado e é prejudicada devido
a Mudança arriscada de Gênero

Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Boa Noite pessoal, infelizmente acredito que o Forlani (do site Omelete) não acrescenta profissionalismo em suas críticas, mas felizmente parece que isso está mudando, pois diferente de alguns dos meus colegas que comentaram, acredito que foi uma crítica inteligente a que ele postou : 
http://www.omelete.com.br/cinema/rio-critica/

Crítica por Gabriel Rodrigo (Cine Manchete)

Em primeiro lugar o filme homenageia e mostra alguns pontos positivos da cultura brasileira e mostrou atividades típicas de brasileiro (carnaval, movimentação, praia e modo carioca de se expressar), então na parte de demonstrar o Rio de Janeiro como ele é, o filme se saiu muito bem.

Em relação aos personagens, achei exatamente o que esperava : realmente sensacional. Anne Hathaway em ótima presença de voz representando a personagem principal, Rodrigo Santoro também e todos os outros. O filme relatou e demonstrou as paisagens naturais da cidade o que também é muito legal. Os personagens são muito bem feitos, com caracteristícas semelhantes ao que podemos encontrar no RJ (cada qual de qualquer jeito, mas todos entram na dança) e foi isso que percebi.

O filme é curto, porém conforme vai passando, vai cansado e vai se tornando bem monótono e bem cansativo. A falta de concordância entre alguns temas abordados incomoda deixando o filme um pouco mais cansativo e com isso a demora vai ficando constante. Outro ponto fraco do filme foi, as fugidas do tema abordado, entrando em assuntos diferentes e tornando o filme diferente, fazendo o filme tomar outro rumo e fugindo do gênero(comédia) abordado. Em partes de animação o filme é péssimo, pois é uma animação, mas não anima, pois se eu dei 1 ou 2 gargalhadas foram muitas. Então largando a parte de humor, o filme entra em Drama e aventura deixando a comédia para trás. A aventura toma conta, o drama prevalece a comédia vira inexistente e obsoleta, ou seja, os pouco momentos engraçados que podiam haver, são deixadas totalmente para trás. E no final o típico "final feliz", que do modo que o filme era conduzido não deveria haver, incomodou também e virou mais uma ilusão do cinema Brasileiro e Internacional, mesmo sendo um filme Inverossímil, um final desse foi inaceitável.

Podem dizer "Ahhh é uma animação tem que ter final feliz!", Mas eu discordo totalmente, pois se o filme foi levado para o lado dramático, para que voltar pro lado humorístico no fim ? O filme vira uma Animação com Gênero Indeterminado ou Variado. Ainda não assisti outras animações concorrentes como "Gnomeu e Julieta e nem Rango" mas já posso adiantar que será um pouco melhor. 

Conclusão, o Filme é bom, mas desanimador, cansativo e monótono. Se procura um drama/aventura que retrate as belezas do Brasil, o filme é ideal, mas se quer humor e animação, pense em outros. É um filme bom, com elenco (vozes) sensacionais, e com retratações de paisagens maravilhosas, mas alguns pontos atrapalham o desempenho.

O filme é bom, mas não tanto pra ser a melhor animação de 2011, como Rango e Zé Colméia.

Nota : 4.0

Informações sobre o Filme :
Título original: (Rio)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Carlos Saldanha
Atores: Jamie Foxx, Rodrigo Santoro, Anne Hathaway, Jesie Eiseiberg a
Duração: 96 min
Gênero: Animação

Nenhum comentário:

Postar um comentário